pinheiro em alerta

Prefeito tenta captar recursos para áreas amarela e laranja

Por Redação 19/03/2019 - 12:41

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió informou, em nota, na tarde desta terça-feira, 19, que já acionou o governo federal para conseguir recursos para os moradores das áreas laranja e amarela do bairro do Pinheiro. 

Na segunda-feira, 18, o Ministério Público do Estado (MPE-AL) emitiu recomendação para a evacuação de toda a região, sendo a área vermelha de caráter urgente.

Residentes nas áreas laranja e amarela, segundo o promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, devem ser removidos antes da quadra chuvosa, ou seja, dentro de um mês. 

Confira a nota na íntegra

Sobre a evacuação no bairro Pinheiro, a Defesa Civil de Maceió esclarece que, conforme orientação do Serviço Geológico do Brasil, a retirada das famílias foi iniciada ainda no ano passado, com prioridade à área vermelha. Técnicos do órgão fizeram avaliações e, ao constatarem a incidência de fissuras nos imóveis, foram emitidas as recomendações de evacuação, bem como realizados os cadastros para concessão do auxílio-moradia por meio do Governo Federal. 

Até o momento, 508 famílias foram cadastradas entre as três áreas, sendo 374 imóveis na área vermelha, 78 imóveis na área laranja, 29 imóveis na área amarela e outros 27 imóveis que não estão nas áreas mapeadas, mas devem ser evacuadas, conforme orientação da CPRM, por danos em vias públicas após fortes chuvas no mês de janeiro. Do total de famílias cadastradas, 441 já tiveram seus dados encaminhados ao Governo Federal em quatro lotes com a solicitação de recursos para o pagamento do auxílio-moradia. Os três primeiros lotes, com 316 famílias, já foram liberados e o benefício eventual está sendo pago aos contemplados. Estas famílias já deixaram o bairro. 

A Defesa Civil aguarda a liberação dos recursos do quarto lote, que foi enviado à União no dia 19 de fevereiro. O órgão municipal reforça que a evacuação das áreas classificadas vem sendo trabalhada, no entanto, há resistência de parte das famílias que ainda não receberam o auxílio-moradia. Quanto às áreas laranja e amarela, a Defesa Civil informa que encaminhou a solicitação de recursos à União e aguarda retorno.


Encontrou algum erro? Entre em contato